sábado, 9 de agosto de 2014

Refeições antes de dormir podem ser benéficas, afirma nutricionista

Assaltar a geladeira na madrugada ou comer uma mega refeição pouco antes de deitar são péssimos hábitos, certo? Talvez não.

Em entrevista à revista Time, Stephanie Maxson, nutricionista sênior do MD Anderson Câncer Center, da Universidade do Texas, afirmou que fazer um lanche tarde da noite pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue durante as longas horas de sono em que ficamos sem nos alimentar.

E por que se preocupar com essa medição? As taxas de açúcar no sangue e os hormômios relacionados são responsáveis por inflar ou reduzir os níveis de apetite e energia, assim como o gasto e a queima de gordura. Baixos índices na parte da manhã, por exemplo, tendem a fazer a pessoa se sentir mais fraca e com dificuldade para sair da cama, além de provocar interrupções no sono durante a noite.

Lanche saudvel  noite (Foto: Reproduo / Getty Images)

A refeição correta antes de dormir pode não só oferecer o combustível de que o corpo precisa para queimar calorias durante o sono, como também controlar a liberação dos hormônios da fome, que induzem o armazenamento de gordura.

Mas não vá achando que um litro de sorvete vai resolver o problema! De acordo com a médica, o recomendável é optar por alimentos compostos por carboidratos complexos, como pão integral, vegetais sem amido, pipoca e frutas. Por serem digeridos lentamente, esses alimentos previnem picos de açúcar no sangue.

Pequenas porções de gordura também são benéficas, pois desaceleram o processo de absorção de carboidratos. Um pouco de manteiga de amendoim ou abacate são aliados de quem costuma acordar cansado ou com fome.

Algumas coisas, no entanto, continuam na lista negra do lanchinho noturno. Sobremesas tradicionais, biscoitos e cereais que não contêm fibras e nutrientes que desaceleram a digestão, são absorvidos rapidamente pelo corpo e causam os indesejáveis picos repentinos. Cafezinho e chocolate só no sonho, mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário